Economia do Lar

Em conversa com uma senhora amiga, ela recordou-se de uma antiga disciplina do seu currículo na escola técnica: a Economia do Lar. Questionei para que servia esta classe e explicou-me que ensinava todas as coisas para tomar conta de uma casa.

               Pensei que fosse bastante útil, como fazer declarações do IRS e coisas do género, mas afinal consistia em aprender a fazer bolos e aventais com folhos. O mais extraordinário é que era uma disciplina exclusiva para raparigas. Como se só as raparigas pudessem fazer bolos e aventais com folhos.

               Para além disso, parece que essas senhoras professoras propunham eventos extremamente desafiantes, do género

“o seu marido está prestes a ser promovido, mas está em competição com o seu colega Stuart; às quatro da tarde, liga-lhe dizendo que o chefe vai jantar na sua casa; às seis da tarde, liga-lhe dizendo que também vão o Stuart e a esposa. O que fazer?”

  Health-For-Victory Club Meal Planning Guide

               A minha resposta imediata foi “encomendava pizzas”, pelo que provavelmente não seria aprovada nesta cadeira.

               Há cinquenta anos isto poderia parecer fazer sentido, mas a minha questão prende-se naqueles homens que vivem sozinhos. Os que não tiveram a sorte ou azar de ter uma prometida para tomar conta da casa, fazer bolos e usar um avental com folhos. Se um senhor deste género quiser fazer um bolo em casa, como o fará? Se, porventura, viver sozinho e o chefe mais o Stuart quiserem conviver com ele, terá de se remeter a um restaurante?

               Pobre do homem a quem não é permitido fazer estas tarefas plenas de feminilidade. Deixe ele de ter dinheiro para o restaurante e para a lasanha do Lidl e estará para sempre condenado a comer massa com atum.

Uma opinião sobre “Economia do Lar

  1. A minha mãe tem um livro maravilhoso, Le Guide Marabout de la Femme, que provavelmente seria uma bíblia nessas aulas, onde ensinam, entre outros, a receber, pôr a mesa, organizar encontros sociais, desde o simples almoço de família até festas e cocktails. Delicioso. Mas tem boas receitas! 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s