Reciclar o Quotidiano

               Como hoje é o dia da reutilização, vamos falar um pouco de como reciclar a nossa vida quotidiana!

               É real o flagelo dos plásticos. Desde a sua criação utilizados para a criação de todo o tipo de objectos, o plástico vulgarizou o descartável e o inutilizável. Agora, grandes manchas de embalagens e coisas variadas vagueiam pelos oceanos, destruindo a pouco e pouco a biosfera marinha e, consequentemente, a de todo o planeta.

               Ultimamente tenho pensado em formas de ajudar a reduzi-lo e contribuir cada vez menos para a sua abundância na vida selvagem. A melhor ideia que tive até agora é a reutilização. Com isto no pensamento, pesquisei algumas formas de fazer as minhas compras de Natal que sejam igualmente bonitas e funcionais tanto como amigas do planeta.

               Comprei, num mercado de natal próximo de mim, alguns produtos naturais. Produtos feitos artesanalmente, sem recurso a produtos químicos e fazendo uso de ingredientes produzidos de forma justa e ecológica. Ainda melhor se forem produtos reutilizáveis!

               Perdemos um pouco o significado de “reutilizável”, como se hoje em dia fosse estranho usar sempre as mesmas coisas. Se comprarmos os nossos objectos do dia a dia em produtores e distribuidores responsáveis, que façam da qualidade do produto o seu mote, certamente que as nossas prendas de natal irão durar durante muitos anos.

               Também podemos reutilizar vendendo e comprando em segunda mão (ou terceira, ou quarta, dependendo), de forma a que as nossas coisas consigam encontrar novas vidas com pessoas que as estimem e que as utilizem com carinho. E, o meu preferido: reciclar e criar os nossos próprios objectos!

               Neste mercado, o Mercado de Natal Amigo da Terra em Almada, encontrei uma loja que tinha uma opção que me fascinou: pensos higiénicos reutilizáveis.

Miristica - Penso Reutilizável

              Considerando que cada pessoa usa em média 11.000 a 16.000 pensos higiénicos ao longo da vida, podemos imaginar a quantidade de desperdício que este produto – que faz parte do nosso dia a dia e é uma necessidade – provoca no ambiente. Não são recicláveis: apesar de serem feitos de algodão, têm muitos componentes em plástico. Para além disso, contém aditivos e podem ter resíduos de pesticidas e dioxinas.

              Estes produtos reutilizáveis, que aqui encontrei na loja Miristica, duram quase uma década, são laváveis e parecem ser muito confortáveis. Apesar de estar reticente em experimentar, tenho muita curiosidade! Se calhar, a própria menstruação poderá ser um evento mais confortável!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s