The worst part of having a mental illness is people expect you to behave as if you don’t

Pego nesta quote do nosso vilão mais querido, o Joker, para abordar um assunto que me afecta profundamente. A verdade é que viver com doença mental é um assunto difícil de falar. Porque a doença mental não será vista como uma doença com várias gradações.

                Assim, as pessoas estão divididas entre “maluquinhos que tomam medicação” e “pessoas mariquinhas que não sabem lidar com a vida”. Entre uma coisa e outra não temos o direito de estar doentes, de sofrer com isso, sem ter sempre de levar com uma estranha positividade tóxica (“pensa no lado positivo da vida”), sem levar com atitudes manipulativas (“és uma âncora que nos puxa”), sem levar com um desacreditar constante do problema (“todos nós temos problemas”).

                Exigia-se um maior conhecimento social sobre o que é viver com doença mental. Pelo menos que soubessem que as pessoas mariquinhas e os maluquinhos podem ser uma e a mesma pessoa. Que as pessoas maluquinhas não querem pena: querem ajuda. Querem ajuda para ser compreendidas, para ser levadas a sério, para serem respeitadas nas suas limitações sociais e emocionais.

                Penso que assim seria tudo mais fácil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s