O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar

O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar
Yukio Mishima

ISBN: 978-989-711-070-2
Data de Publicação: 1963
Ano de Edição ou Reimpressão: 2021
Editora: Livros do Brasil

Sinopse
“O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar” é uma das mais breves e belas novelas da obra de Mishima. Há quem veja na sua trama uma representação simbólica da sociedade japonesa do pós-guerra conforme a radical visão do autor. Bem mais do que isso, é uma novela de rara beleza, erotismo, imprevisibilidade e de um radicalismo brutal.

Grande falha minha não ter lido talvez o livro mais famoso de Yukio Mishima, um dos meus autores preferidos. Já tinha visto um filme baseado neste livro, mas a leitura foi absolutamente fabulosa.

É fantástico como Mishima consegue colocar o leitor no lugar de cada uma das personagens. Este é um livro directo, altamente sensual e melancólico, que por um lado mostra o aproximar da realidade do marinheiro, mas por outro mostra o afastamento social das crianças.

A cada interacção entre as personagens, descobrimos mais sobre as suas intenções, não as intenções para com os outros mas aquelas relativas à sua própria vida, à sua própria busca por um lugar de pertença e, talvez, por um pouco de paz.

O final terrível, é propositadamente deixado em aberto para que o leitor possa sentir uma angústia desconhecida pelos próprios intervenientes.

É um livro genial, que muito recomendo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s