
Noite sem Lua
John Steinbeck
ISBN: 9789899956551
Data de Publicação: 1942
Ano de Edição ou Reimpressão: 1955
Editora: Ulisseia
Sinopse
Escrito em 1942, aborda um tema universal que continua válido: a vitória inevitável da liberdade humana sobre a violência. O romance conta sobre o quotidiano dos habitantes de uma pequena cidade portuária ocupada por tropas invasoras na Segunda Guerra Mundial. Esse livro circulou bastante na época entre os participantes da Resistência e outros movimentos subterrâneos, em cópias mimeografadas. Os nazistas fuzilavam quem fosse encontrado com ele.
Pequeno livro numa edição luxuosa e ilustrada, que me foi oferecido no aniversário por uma amiga. Yay, obrigada!
O livro é curioso porque começa de uma forma leve e aparentemente cómica. De forma muito progressiva, cheia de pequenos detalhes engraçados, vamos percebendo que afinal esta história não tem graça nenhuma: é uma história da invasão nazi a um país escandinavo, numa aldeia que não aceita a invasão e fará tudo para se revoltar.
O autor tem um tal génio que consegue relatar as tentativas de revolta, a oposição aos soldados nazis, a actividade clandestina, sem nunca a dizer realmente. Também nunca menciona que tipo de soldados são estes, nem que tipo de guerra é esta. Podia ser uma guerra qualquer, mas nós – de alguma forma – sabemos qual é.
É um romance aparentemente simples, mas que revela muito mais densidade do que poderíamos pensar à primeira vista.