Tipos de Familiares das Bruxas

Familiar da Bruxa

Quando falamos em bruxaria, lembramo-nos sempre da bruxa do chapéu pontiagudo e o seu gato preto na vassoura. Ora, esse gato preto tinha muito mais importância na bruxaria primitiva do que poderíamos pensar à primeira vista. Trata-se de um familiar.

                Existem dois tipos de familiar: o Familiar da Revelação, que é aquele que descobria a bruxa; e o Familiar Doméstico, aquele que cuidava da bruxa e obedecia às suas ordens.

                O primeiro, o Familiar da Revelação, não pertence realmente à bruxa. Pensa-se tratar-se de um animal que aparecia acidentalmente depois da realização de certas cerimónias, representando assim o demónio nesse momento. Dentro desta ideia, digamos que o demónio escolhia e reservava para a bruxa algum tipo de animal pelo qual ela se deveria revelar. Estes animais poderiam prever o futuro, que seria lido através da observação do seu comportamento.

                Já o Familiar Doméstico era, como o nome indica, um animal doméstico: gatos, cães, coelhos, vários tipos de ave, sapos, lagartos, qualquer um podia ser um familiar. Estes eram cuidados pelas bruxas e alimentados com pão, leite e sangue. Dormiam em caixas ou panelas de barro, forrados a lã preta e branca. Não eram animais adorados, como os da Revelação, mas eram usados para trabalhos mágicos. A bruxa manteria a ligação com estes animais dando-lhes a beber gotas do seu próprio sangue ou alimentando-os com o seu próprio leite, aparentemente dos mamilos supra-numerários (de que já falámos anteriormente).

                Na próxima semana irei falar sobre como as bruxas obtinham os seus familiares, isto é, os seus “animais de estimação”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s