Depressão e Alta Performance

Simone Biles

                Ainda no tema dos Jogos Olímpicos, gostaria de falar do drama de Simone Biles, a ginasta americana que decidiu deixar para trás algumas das suas competições para cuidar da sua saúde mental.

                Não sei que tipo de problemas emocionais tem esta rapariga, mas sei algo de muito importante: eles afectam a sua concentração e a sua capacidade de visualização espacial, tornando a prática do seu desporto (ginástica artística) em algo extremamente perigoso. Para alguns seria preferível ela não desistir e morrer a lutar, mas morrer a lutar é algo que nem todos queremos. Nem todos queremos morrer só para satisfazer uma parte da sociedade.

                Agora, estive a ver vários artigos sobre esta situação e houve um que me chamou a atenção. Era de uma pretensa “coacher de alta performance”, o que quer que isso seja. O argumento desta senhora inteligente era de que se Simone Biles tivesse um coach de alta performance, no caso ela, nunca teria desistido.

                E agora eu questiono: no problema psicológico e emocional, em todas as nuances da depressão, onde cabe um coacher? Onde cabe o coacher que nos ensina a técnica do pomodoro ou alguma coisa igualmente evidente para a organização da agenda e do tempo? Onde cabe uma pessoa que não tem qualquer tipo de formação em psicologia, neurologia e psiquiatria para ajudar alguém que está, evidentemente, doente a ponto de não conseguir ter uma boa percepção do espaço?

                Já dizia o outro “presunção e água benta, cada um toma a que quer”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s