Chuvas de Verão

                Agora que chegou o Verão, com o seu importante solstício, é que o mundo decidiu que era boa altura para chover. Chuva e sol, casamento de espanhol. Sol e chuva, casamento de viúva. Mas há uma expressão de que gosto muito:

                “Chuva e sol, estão as bruxas a pentear-se”.

                Decidi tentar descobrir de onde terá vindo esta expressão tão engraçada. A procura não foi muito conclusiva. Dentro das expressões populares, esta é mais uma cujo significado se perdeu ao longo dos tempos. No entanto, encontrei duas lendas que poderão ajudar-nos a encontrar uma explicação para os penteados das bruxas.

                A primeira é a lenda da “Fraga das Bruxas”, uma terra no Douro onde – supostamente – as bruxas se iriam pentear às primeiras horas da manhã. Nessa fraga existia um buraco sempre cheio com água, que as bruxas usavam para molhar o pente. Talvez o pente molhado, associado ao orvalho matinal, nos leve a pensar que quando as bruxas se penteiam…. Começa a chover?

                A outra lenda é a das “Bruxas do Reconquilho”, aldeia de Penacova. Segundo consta, num dia de sol as bruxas conseguiram causar uma tempestade de forma a levar um barco para a Índia, onde celebraram um belo Sabbath. Isto foi testemunhado por um marujo que ficou dentro do barco acidentalmente, que apenas pode provar o que dizia porque trouxe da Índia um ramo de flores da praia, nunca vistas no Reconquilho. Ter-se-ão as bruxas penteado para causar esta tempestade?

                Assim, a expressão continua envolta em mistério. De onde terá vindo a associação dos cabelos das bruxas à chuva? Mais assuntos a pesquisar….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s