Por um hospital veterinário público?

Hospital Veterinário

                Nas últimas semanas veio a debate o tema da nacionalização dos serviços veterinários, circulando uma muito popular petição para a constituição de um hospital veterinário público, pago pelos contribuintes e com um funcionamento em tudo semelhante ao nosso muito frágil Serviço Nacional de Saúde.

                Acredito que quem assina esta petição seja bem-intencionado: afinal, se temos animais e se eles precisam de socorro, deveriam poder ser socorridos sem que disso viessem contas ubéricas para pagar, entre consultas de urgência, meios de diagnóstico complementares e tratamentos caríssimos, como cirurgias.

                Aceito esta proposição. Todas as semanas me chegam pedidos de ajuda, para tutores que não conseguem arcar com as despesas para salvar os seus animais. No entanto, coloco várias questões como acendalha no debate:

  1. Os tratamentos médicos, veterinários ou de medicina humana, são caros. São caríssimos. O equipamento necessário para realizar os exames complementares é caro. É caríssimo. Como realizar o investimento necessário nestas condicionantes se nem sequer existem na maior parte dos serviços para medicina humana?
  2. O valor do serviço veterinário, muito baixo para os parâmetros internacionais, seria ainda mais desfalcado, prejudicando em muito todos os veterinários que dão a sua ciência em prol dos animais, impossibilitando-os de pagar os seus cursos (muitas vezes conseguidos através de caros empréstimos bancários), de pagar os seus equipamentos, de pagar os seus funcionários, de pagar a sua renda-água-luz.

Só não aceito o argumento de “quem não gosta de animais não devia ter de pagar por eles”. Eu também não gosto de crianças e tenho quase a certeza que os impostos de toda a gente estão a ser usados para pagar pediatras.

Existir, sim. Talvez possa existir. Em que moldes, é o grande debate.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s