Porque mentimos hoje?

                Dia 1 de Abril, além de ser o dia de aniversário de um grande amigo, é também conhecido por o Dia das Mentiras ou o Dia dos Tolos. Neste dia há o hábito de contar mentiras e espalhar boatos, mais ou menos engraçados. Quando era pequena tinha esse hábito, embora não me lembre de nenhuma mentira em concreto que tenha contado. Entretanto perdi-o, mas como hoje vi uma série de graças de várias marcas que sigo, decidi procurar porque raio é que havemos de mentir hoje (e apenas hoje).

                Parece que o hábito surgiu em França, no Século XVI, aquando a imposição do calendário gregoriano. Antes disso, o ano começava dia 1 de Abril, após o seu término no Equinócio da Primavera (algo muito pagão, não acham?) e no momento da mudança passaram a gozar com aqueles que mantinham o velho hábito, enviando presentes bizarros e convidando-os para festas que não existiam. Chamavam a isso as plaisanteries.

                Sobre os hábitos em Portugal, não encontrei grande coisa… Apenas o hábito de atirar farinha uns aos outros, que me parece um grande desperdício alimentar e uma nojeira.

                Ainda bem que as mentiras agora são mais elaboradas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s