Uma Viagem a Avignon

Avignon

                Recentemente o meu pai ofereceu-me, espécie de herança enquanto vivo, os cinco volumes do Quinteto de Avignon, de Lawrence Durrell. Apesar de não estar muito ansiosa por os ler, nem com muita vontade – para ser completamente sincera – é hábito meu ler tudo o que me vem parar às mãos. E assim que comecei o primeiro volume, “Monsieur”, fiquei tão agarrada a esta narrativa, a esta escrita, a estas personagens, que não conseguia encontrar tempo suficiente para ler na medida que queria e que precisava.

                Lawrence Durrell é um mestre da erudição. Leva-nos até aos vários lugares do mundo, sempre tendo como centro do seu eixo Avignon, uma terra simples, bucólica, mais tarde atormentada pela guerra. As suas descrições são vívidas e maravilhosas, e os horrores que vão acontecendo estão narrados de uma forma tão simpatética que nem parecem assim tão terríveis. Fico com a sensação de que o fim da guerra foi mais chocante do que a própria guerra. Uma tirada absolutamente genial sobre este tema, que já estão tão batido.

                E os personagens? Se ao início acompanhamos as aventuras de um “casal de três pessoas” rapidamente percebemos que isso não passa de uma fantasia dentro de uma fantasia, porque não sabemos quem são as pessoas reais, quem é o verdadeiro autor da história. Ainda assim, Durrell consegue criar uma ligação fortíssima entre o leitor e as personagens, e acabamos por sentir o que elas sentem, rir quando elas riem, chorar quando elas estão tristes ou ansiosas.

                Esta viagem a Avignon foi tanto densa como interessante, brutal e apaixonante. Recomendo vivamente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s