O Teatro e o seu Duplo

Antonin Artaud

O Teatro e o Seu Duplo
Antonin Artaud

ISBN: 9788533610750
Data de Publicação: 1938
Ano de Edição ou Reimpressão: —
Editora: Minotauro

Sinopse
O mundo tem fome e não se preocupa com a cultura. A partir dessa constatação, Antonin Artaud considera urgente extrair, daquilo que se chama cultura, idéias cuja força viva é idêntica à da fome. Para ele, a cultura nunca salvou nenhum ser humano de ter fome e da preocupação de viver melhor. É preciso viver e acreditar no que nos faz viver. Segundo o autor, o teatro, renovando o sentido da vida, é esse espaço onde o homem torna-se o senhor daquilo que ainda não é, e o faz nascer.

                Emprestaram-me este livro no grupo de teatro, por forma a esclarecer-me sobre mais teoria teatral, coisa que me tem feito muita falta. Devo dizer que gostei muito e que identifiquei várias das coisas que fazemos actualmente nesta proposta para um novo tipo de teatro, embora mais subtis.

                O autor propõe um “Teatro da Crueldade”, em que o movimento substitui a palavra por forma a confrontar o público, enquanto intregrante coeso do espectáculo, com a sua própria ideia do “eu” metafísico. Isto é, a imagem que podia ser transmitida por palavras passa apenas a existir sob a forma de sons, músicas grotescas e gestos limpos, planeados e representativos do que deveria estar a ser dito, por forma a encontrar-se uma experiência quase religiosa entre o espectador, o actor e, o mais importante elemento, o encenador.

                Refere o autor que neste “Teatro da Crueldade”, o encenador é o elemento coesivo de todo o espectáculo, que envolve uma cenografia exagerada e brutalizante, efeitos de luzes (impossíveis para a época) e o gesto como elemento de maior importância. Incluímos no gesto a própria voz, que não serve como instrumento de dizer palavras mas como instrumento musical, através de gritos, gemidos e canções pagãs.

                Uma perspectiva revolucionária e extremamente interessante, embora – me pareça – pouco possível de aplicar. Recomendo a sua leitura!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s