Crises Veterinárias

Crises Veterinárias

                O que se passa com a medicina veterinária em Portugal? Há um ano (!) que procuro um médico veterinário para trabalhar comigo e, até agora, nem um candidato. Não é que a oferta seja má: pagamento acima da média, horário parcial, clínica calma, pessoas amorosas (a maior parte). Mas parece que este é um problema comum a todos os colegas, sobretudo os da periferia das grandes cidades.

                Afinal, o que se passa? Más ofertas assustam os colegas, é certo. Quando estava à procura de trabalho chegaram a oferecer-me 3,20€ por hora, inferior ao salário mínimo. Falta de oportunidades de progressão na carreira: impossibilidade de fazer formação certificada, devido ao excesso de horas de trabalho, impossibilidade de fazer residências e internatos e, assim, de encontrar uma especialidade.

                Mas sobretudo, a falta de respeito pela profissão generalizada em todos os campos. Ainda no outro dia ouvia no café “o mais caro de tudo são os veterinários e os dermatologistas”. Esquecem-se que um veterinário também é um dermatologista (e um cardiologista, e um gastroenterelogista, e um pediatra, e o que venha a ser necessário). E esquecem que o que fazemos também custa dinheiro. Custa tanto dinheiro que, vejam acima, nos pagam a 3,20€ à hora num hospital de referência.

                O que fazer para guardar os veterinários no nosso país, esses que fogem para as inglaterras em busca de uma vida superior? Pagar mais, dar mais formação. Mas sobretudo, a mudança completa do paradigma e da opinião generalizada da população. Queremos fazer boa medicina. Mas não se pode fazer um prato de ovos sem ovos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s