Os Ritos de Sabbath (I)

Ritos de Sabbath

                Em regra geral, neste ritual de Sabbath, as bruxas antigas faziam uma homenagem ao demónio, renovando os seus votos de fidelidade, beijando-o e tornando-se servas deste. No entanto, estes ritos eram bastante organizados, e incluíam registos de toda a magia realizada desde a ocasião anterior. Era nesta altura que se faziam admissões à sociedade, casamentos e ritos de fertilidade. Falemos de cada um dos elementos deste rito:

                A Homenagem era feita de joelhos, por gestos manuais, com reverências ou obediências. Os bruxos beijavam o demónio, em qualquer parte do corpo que este indicasse (recordemos que o “demónio”, mais que figura mitológica, era puro humano, o chefe da comunidade). Ofereciam-se velas pretas acesas e dançava-se em volta de uma pedra ou de um animal, de costas viradas para este.

                As Danças eram uma parte muito importante destes ritos, sobretudo os de fertilidade. A sua forma variava com o objecto da fertilidade pretendida e podiam ser com máscaras, normalmente representando animais. Estas danças eram sempre feitas de costas e havia duas formas principais de dançar: a “dança do anel”, em redor de um objecto, também conhecida por “fairy circle” e uma “dança seguindo o líder”, em qu um dos membros principais, que podia ser o próprio demónio, era um líder seguido pelos outros e caudado por um último membro que garantia o ritmo da dança. Este ritmo era de especial importância.

                Já a Música era também uma parte integral da celebração. Podia ser instrumental e vocal e era sempre acompanhada de dança. Eram utilizados vários instrumentes, como violas, trompetes, tamborins, mas o mais comum era o instrumento de sopro.

                Assim, a celebração do Sabbath era uma Festa. Era feita tanto em locais fechados como ao ar livre, de acordo com o clima e com a estação do ano. Por vezes era feito em casa das próprias bruxas. Havia mesas com comida, fornecida pelo demónio, membros da comunidade, outra trazida por cada pessoa. Era uma ocasião solene, em que se usavam roupas especiais.

                Numa próxima oportunidade falarei um pouco mais sobre os elementos sacramentais do Sabbath. Até já!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s