Rebota Rebota

Rebota Rebota

                Foi no Festival de Teatro de Almada que vi esta peça catalã, “Rebota, Rebota y en tu Cara Explota”. Foi um verdadeiro murro no estômago, um uppercut emocional que quase me fez deitar fora os órgãos e as lágrimas.

Não falarei muito da peça em si, pois volta cá para o ano que vem e quem sabe se não a poderão ir ver. Posso dizer que a actriz nos coloca à vontade com piadas e analogias com desenhos animados clássicos (fazendo até uma referência a “Mazinger Z”, desconhecido dos portugueses, mas muito engraçado). Mas à medida que a peça vai decorrendo, vamos percebendo que as piadas não são assim tão engraçadas e no final, surgindo os nomes das mulheres e crianças assassinadas por homens em Barcelona nos últimos três anos, tudo o que eu podia sentir era “eu podia esta naquela lista. Qualquer uma de nós podia estar naquela lista.”

Nomes de Mulheres

É por isso que peças artísticas deste género são essenciais para uma sociedade que cada vez mais busca a igualidade, mas que não se consegue desamarrar do machismo inerente calcetado no ideário social pelo mythos cristão. Enquanto homens mirarem a mulher na paragem do autocarro, nada poderá ser igual. O machismo tóxico também os prejudica, e todo o machismo é tóxico. Graças a ele o homem não pode ter sentimentos, não pode chorar, não se pode comover, não pode ter uma identidade que revele o mínimo de fragilidade. Mas como não ter, se somos todos pessoas e, por isso, também temos todos fragilidades? Se o feminismo propõe a igualdade entre géneros, o machismo faz algo muito torto: inferioriza as mulheres inferiorizando o homem, tratando o sexo masculino como um animal sem controlo, um ser híper-sexual do qual tem de se esconder o objecto do desejo para que não o ataque descontroladamente.

É isso o que queremos para os homens do futuro?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s