Laqueação Compulsiva

Mãe Cadela

A proposta do PAN – Pessoas Animais Natureza sugere a esterilização compulsiva como salvação do animal abandonado e maltratado. Orqui ou ovariohisterectomia, qualquer um serve para impedir que os animais se reproduzam, gerando mais abandonados e maltratados.

Isto é afirmado como se fosse uma solução para o abandono, como se os ectomizar reduzisse o seu número imediatamente. Mas isso são outros assuntos a discutir noutros locais.

Sendo que este método é amplamente utilizado para controlo da população animal, sobretudo quando se manifesta um risco pela saúde humana, a minha questão prende-se com os animais que serão esterilizados. São todos? Se forem todos esterilizados, num futuro longínquo não haverá mais animais. É isso o que queremos? Controlar TODA a população?

Por outro lado, dizem as cinco liberdades do bem-estar animal que este deverá ter sempre a “liberdade para manifestar o seu comportamento normal”. Apesar de os animais não terem a capacidade de identificar o acto reprodutivo como emocional ou prazeroso, este comportamento é definitivamente normal.

Considerando que não queremos o final dos cães e gatos como os conhecemos, como seleccionar os que serão utilizados para reprodução? Devemos caminhar para o apuramento definitivo da raça, como uma espécie de espelho fascista dirigido a animais? Deve ser aleatório? Como regulamentar?

Mais uma vez as Pessoas a tentar construir um telhado. Os Animais e a Natureza ficam na dúvida se funcionará.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s