Eutanasiar para Controlar

Toro Rendido por Perros

                 Depois da tragédia de Santo Tirso, em que centenas de animais morreram carbonizados, têm surgido diversas discussões e apontares de dedo entre veterinários e políticos, que hoje gostaria de abordar.

Existe um número descontrolado de cães e gatos ao abandono, sendo que com isso definimos “sem dono”. Muitos destes cães e gatos vivem num estado semi-selvagem, a que chamamos “assilvestrado” e não toleram o contacto humano, sendo por isso inadoptáveis. Vivem na natureza, caçando e alimentando-se do lixo das pessoas, o que faz parte da sua natureza, sobretudo os cães enquanto omnívoros recolectores. O grande problema, nesta questão dos cães, é que estes animais formam grupos, com uma hierarquia instável, que se tornam um perigo para a segurança e saúde pública, sendo um veículo de transmissão para a raiva (doença que se diz não existir em Portugal, mas que existe em Espanha, França e Marrocos, aqui ao lado)

Vozes se levantam dizendo que a eutanásia destes animais é um abate injustificado e cruel. Mas a minha questão prende-se com várias dinâmicas:

  1. Será crueldade deixar um animal que não permite contacto social numa jaula, num canil, durante os dez ou doze anos que indicarão o término natural da sua vida? Repare-se que estes animais não são comportamentalmente recuperáveis e que nunca poderão ser animais de estimação.
  2. Será viável alimentar, manter cuidados regulares de saúde e de higiene destes animais durante dez ou doze anos, gastando orçamento tão necessário para a recuperação de animais que realmente podem vir a ter famílias para chamar de suas?
  3. Será justo manter estes animais por dez ou doze anos a ocupar um espaço que se quer com rotatividade, de forma a permitir a recolha de outros animais errantes e, assim, manter a segurança das povoações e dar a oportunidade a outros animais de terem uma família?

Neste caso, será cruel eutanasiar? Ou será uma necessidade?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s