Dragão do Trovão

Dragão do Trovão

                Uma das minhas recentes personagens, que irá figurar num longo texto em que tenho estado a trabalhar, é um dragão. Mas não é o típico dragão europeu, vítima do São Jorge, pleno de maleficência e associações negativas. É um dragão asiático e, na Ásia, estes animais mitológicos são vistos de uma forma diferente.

O dragão asiático é símbolo de fertilidade, sabedoria e poder. Estão associados às nuvens, aos trovões, ao frio e à água. Isto é, um pouco diferente do poderoso lançador de chamas a que nos habituámos.

Um dos dragões mais famosos é o fundador do Butão, país perto dos Himalaias. O seu nome é Druk. Ele representa a riqueza e cria tempestades. A sua voz é um grande trovão. É o símbolo deste país pois surgiu quando ele foi fundado: os fundadores ouviram um trovão misterioso nos céus e viram a representação de Druk voando sobre o novo país. Por isso, ficou chamado “A Terra do Druk”.

Dragão Druk

Por vezes penso que os mitos dos dragões surgiram das ossadas encontradas um pouco por todo o mundo: dinossauros, répteis gigantescos. Mas também gosto de acreditar que, numa outra esfera de pensamento, eles realmente existem e que podem influenciar o nosso mundo. Quando troveja, penso neles.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s