O Deus Pagão – Enquanto Humano

Sabbath com Demónios

                No passado, para os pagãos, os deuses eram um pouco distintos do que a tradição wiccana de agora nos tenta transmitir. Para começar, o líder de cada comunidade – ou coven – era considerado um “demónio”, mestre protector e salvador, criador e motivo de adoração. Este “Mestre”, mais que um deus, era um organizador das actividades da comunidade e autoridade máxima para o seu funcionamento.

O demónio aparecia, então, sob formas misteriosas. Enquanto ser humano, normalmente aparecia sob a forma de um homem, raramente uma mulher. Nos sabbaths apareceria disfarçado, e como si próprio nos eventos mais pequenos. Não se destacava entre os outros homens, mas possuía uma marca identificativa, normalmente num pé, como um sapato ou uma meia.

Relatos diziam que era um homem atraente. Outros que seria um homem de pele totalmente negra. Usualmente aparecia vestido de preto, branco, com um sentido angelical, ou verde. Também podia aparecer de chapéu.

Por vezes aparecia como criança ou como homem idoso. De todos os modos, dizia-se que na sua forma verdadeira teria os pés separados, como cascos, e cornos na testa. Este “demónio” pediria à futura bruxa que renunciasse ao seu baptismo, pelo que enquanto opositor da igreja católica aparecia sempre como uma figura maléfica de destaque.

Na Escócia existem relatos de aparecer como uma mulhar, como Fada ou Rainha dos Elfos. Esta mulher demónio era especialmente dada às crianças.

Apesar destes relatos de bruxas antigas sobre as figuras que viam, penso que o exagero e a fantasia próprios desta época de ignorância científica nos levam para caminhos um pouco fantásticos. Acredito que esse “demónio” de chifres e pés fendidos seria apenas um líder escolhido ou nomeado, que guiava e orientava o seu coven.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s