Especial Pandemic(s) – O que é um vírus?

Vírus

Tendo em conta o estado de emergência semi-calamitoso em que nos encontrámos durante o mês de Março e ainda estamos agora, decidi fazer um mês especial para celebrar a pandemia da nossa geração. Bem-vindos ao primeiro artigo do “Especial Pandemic(s)”!

Nesta primeira semana, gostaria de abordar o tema do vírus. O que é este… Ser? Será que é um ser?

Os vírus são estranhos objectos microscópicos, compostos por umas fieiras de material genético (DNA ou RNA) que estão cobertos por uma proteína. Existem vários tipos de vírus, sendo os mais curiosos os encapsulados, que são como pequenas naves espaciais de proteínas comandados por ácido desoxirribonucleico. O que fazem os vírus? Invadem outros corpos. Animais, vegetais, fungos… Invadem-nos para se replicar, causando com isso – muitas vezes – a destruição do seu hospedeiro.

Acho isto muito curioso. Como é que a nossa vida pode estar ameaçada por algo que nem sequer é vivo, apesar de orgânico. Como é que um conjunto de moléculas insignificante pode causar a destruição da sociedade como a conhecemos?

A natureza possui mecanismos curiosos para a criação da vida, mas também para a sua eliminação. Ou será que a eliminação de um tipo de vida pode ser, ela própria, o mecanismo para a criação de um novo tipo de criatura? Se houvesse apenas vírus, eles infectar-se-iam uns aos outros? Ou, por outro lado, teriam um parlamento?

Por enquanto as recomendações mantêm-se: pratiquem o auto-isolamento; evitem saídas desnecessárias; não toquem na cara; lavem bem as mãos.

Para a semana falaremos do que fazer quando não podemos ficar em casa.

Deixe um comentário