Dia do Acto de Bondade

Actos de Bondade

                Há muitos anos vi um filme que marcou, que não me lembro do nome, mas que me tocou muito. Falava sobre uma “rede de favores”: uma pessoa fazia um favor a alguém e essa pessoa deveria fazer um favor a três outras pessoas, e assim por diante. No filme, chegava-se a criar uma comunidade baseada nisto dos favores a três pessoas e a mais três pessoas. Na altura, e ainda agora, fiquei a pensar o que aconteceria se isto fosse verdade.

Neste dia para celebrar os actos de bondade, lembremo-nos que fazer um favor – a maior parte das vezes – não custa nada. Uma coisa que para nós pode ser muito pequena, como dar indicações sobre qual a saída certa do metro, pode ser valiosa para a outra pessoa.

Existem, hoje em dia, outras “redes de favores” que se vêm popularizando. Uma delas é a ideia do “café suspenso”, isto é, deixar um café pago para ser levantado por quem precise. Infelizmente, parece-me que estas ideias não se irão concretizar em breve no sítio onde vivemos. Há sempre alguém que aproveita a caridade alheia.

Muitas vezes me pedem dinheiro para poderem dar dinheiro a outras pessoas. Fazer actos de bondade com o que não se tem talvez não seja a estratégia mais lógica. Ainda assim, lembrem-se que podem sempre fazer um favor. E se alguém vos fizer um favor, tentem fazer a “rede”: distribuam essa bondade por outras pessoas. E assim, talvez um dia, todos seremos bons.

Random Act of Kindness

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s