Magia das Urtigas

Ilustração de uma Urtiga

Um dos meus objectivos para este novo ano é ter um quintal com um jardim comestível e maravilhoso. No entanto, neste momento, encontra-se cheio de ervas. E o que há mais é… URTIGAS! Por isso, decidi pesquisar um pouco sobre elas.

Urtiga Espetada

Já sabia que podemos fazer uma espécie de sumo de urtiga para fertilizar as outras plantas, isto é, transformar a urtiga em comida vegetal. As urtigas são perenes e, por isso, estão sempre presentes. Têm o inconveniente de estarem cobertas de picos de sílica que, apesar de muito finos, injectam histamina e outros materiais no organismo, dando uma sensação de prurido e ardor muito intensos. Por isso, quando recolherem urtigas para os vossos trabalhos mágicos, usem sempre luvas bem fortes! Elas penetram até tecidos finos. Depois de cozida ou seca perde os picos, pelo que ficam aptas para consumo.

Desde há milénios que têm um uso alimentar e medicinal. Podem ser utilizadas em chás, que servem como tónicos fortificantes, especialmente para mulheres grávidas. A urtiga potencia a descida do leite em parturientes, pelo que está associada à magia da transformação. Esta tem em vista a transformação pelo cuidado de si próprio, melhoria da auto-estima e evolução pelo amor.

Também é um amuleto de protecção muito forte, sendo utilizado para quebrar maldições e afastar espíritos desagradáveis.

Na astrologia possui uma energia masculina, estando associada ao planeta Marte. Isto potencia, mais uma vez, as suas características protectoras.

Tenho urtigas para dar e vender! Quem quer?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s