Hawk

Hawk - Página 19

Hawk, André Oliveira

Hawk
André Oliveira e Osvaldo Medina

ISBN: 9789898673046
Data de Publicação: 2014
Ano de Edição ou Reimpressão: 2014
Editora: Kingpin Books

Sinopse
“Vicente percebe que está à beira do colapso.
Quando o pai anuncia que vai deixar de poder pagar-lhe as sessões de psicanálise, sente que está definitivamente entregue às fobias de sempre. Mas algo de inesperado acontece…”

 

Pela primeira vez neste espaço falarei sobre um volume de banda desenhada, e banda desenhada nacional (ainda por cima!). Há bastante tempo, digamos que desde a sua primeira edição, que queria ler este livro, mas ainda não tinha surgido uma boa oportunidade (e um bom preço) para o adquirir. Finalmente, no stand da editora Kingpin Books, que assina este álbum, do AmadoraBD 2019 o adquiri.

A leitura não podia ter sido mais surpreendente e agradável. Muitas vezes comovente, foi um livro que quase me levou às lágrimas.

Um rapaz vê-se perdido, depois da sua avó falecer e do seu pai partir para o estrangeiro. Não pode mais pagar as consultas de psicologia que tanto o ajudam e, assim, encontra-se numa espiral descendente perante a sua depressão, que não consegue ultrapassar. A sua mãe parece-lhe irrelevante, os seus amigos parecem-lhe irritantes e, no fundo, sente-se profundamente só. Até que surge “Hawk”, uma ave falconídea que começa a inferir na sua vida.

É o tipo de história com que me identifico muito, e que me tocou especialmente pelas memórias de infância, as conversas com a avó e as imagens que eram evocadas por estas conversas. Os desenhos possuem uma fragilidade que corresponde ao que o personagem está a sentir, e as cores são melancólicas e belas. Cada vinheta nos leva para um momento, para uma situação e em todas elas eu senti que podia compreender perfeitamente este rapaz e a sua solidão.

Uma homenagem ao problema da saúde mental, esta é uma narrativa visual completa e poética, que não podia ter sido executada de melhor forma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s