Casos de Direito Galáctico

Casos de Direito Galáctico

Casos de Direito Galáctico e Outros Textos Esquecidos

Casos de Direito Galáctico e Outros Textos Esquecidos
Mário-Henrique Leiria

ISBN: 9789899954243
Data de Publicação: 1975
Ano de Edição ou Reimpressão: 2016
Editora: E-Primatur

Sinopse
“Um conjunto de obras centrais que revelam toda a dimensão do maior autor surrealista português. Este projecto reúne num volume vários textos publicados pelo autor durante a década de 70 e que demonstram toda a genialidade e polivalência de um dos nomes maiores da literatura portuguesa do último século.”

 

Quando comprei este livro no Fórum Fantástico de 2019, realizado na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, confesso que não esperava mais do que o normal. Mas o que é o normal? Quando falamos de fantasia, não deveríamos dizer… O “paranormal”?

“Casos de Direito Galáctico e Outros Textos Esquecidos” é uma edição E-Primatur que reúne num volume alguns textos de Mário-Henrique Leiria, mestre do surrealismo dos anos 70 e 80. Tem poesia e alguns textos de prosa, ricamente ilustrados por vários artistas e fotógrafos.

A sua poesia é crítica e ácida, dotada de um sentido de humor que só pode pertencer a um puro observador da realidade. Apesar de muitas vezes nos falar de situações que existem apenas na sua imaginação, existe um dos volumes presentes neste livro que é um retrato tão simples como inteligente da realidade lisboeta da época, que ainda por cima é complementada tão bem com uma série de fotografias que de onde o autor retira a sua inspiração para os versos entrecortados que as descrevem.

Já os textos em prosa são de dois tipos: os Casos de Direito Galáctico, pura ficção científica plena de humor e recheada de uma imaginação sem limites, e “O Mundo Inquietante de Josela”, que falam da vida de um narrador com a sua esposa Josela e os seus mamutes. Estes textos são hilariantes, na medida em que falam de assuntos impossíveis, verdadeiro surrealismo que muitas vezes me deixou a pensar na improbabilidade narrativa que aqui se passa.

Um livro que achei brilhante e que guardarei com muito carinho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s