Homem-Animal

Humano-Animal

Veado Mandala

Celebra-se agora a semana que procura buscar reconhecimento para a relação entre o Homem e os Animais. Surgem-me muitos debates sobre este assunto e, por isso, gostaria de explorar um pouco essa ideia.

Existem muitas espécies de animais e, no seu conjunto, ultrapassam largamente o conjunto de pessoas humanas. No entanto, sinto que muitas vezes nos focamos exclusivamente na nossa relação com os animais domésticos que nos estão mais próximos, esquecendo animais domésticos que servem para a nossa alimentação e, em grande escala, os animais com as quais não estabelecemos nenhuma relação de poder.

Se consideramos que o homem é um Animal, se bem que distinto dos outros Animais, parece-me que a relação passa por mais que o simples laço emotivo. Passa sim pelo reconhecimento que o ser humano não passa de apenas uma das muitas variedades de primata e que, com isso, estamos integrados no zoo universal, um elemento de uma escala infinita de relações.

Por isso, a nossa relação com os nossos congéneres, os que partilham connosco o facto de pertencer ao mundo vivo, passa apenas por proteger o lugar onde vivemos, para que todos possam singrar nesse grande plano que é a vida.

Esqueçamos as preferências. Conseguimos estabelecer isto devido à nossa casual racionalidade. Mas no nosso interior, não passamos de um grupo de células ligadas umas às outras por um creme de pó de estrelas. Tal como todos os outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s