Abóboras de Samhain

Abóboras e Gatos

A Roda do Ano está no fim, mais uma vez. Parece que passou tão pouco tempo! Se no ano passado falei um pouco dos significados deste feriado, este ano parece-me adequado falar de um dos símbolos mais famosos do nosso querido Samhain: a abóbora!

Encontrada por todo o lado na cultura pop, por esta altura do ano, é um vegetal com particularidades muito interessantes que podemos usar em várias ocasiões. A sua tradição de utilização durante o Samhain, a Hollow’s Eve, está relacionada com a transição e caminho dos espíritos durante esta noite, em que as fronteiras da realidade estão um pouco esbatidas. Por um lado, colocar-lhes lanternas serve como uma guia para os espíritos que estão perdidos, ou para os nossos ancestrais que – ainda não tendo chegado a uma fase posterior do seu desenvolvimento – nos queiram visitar. Por outro, se estão cortadas em formas de cabeça e de caras bizarras, conseguem afastar os espíritos maléficos.

Abóbora com Dentes

São uma fonte de protecção para as colheitas e para a casa e, caso tenhamos algum símbolo de protecção especial, podemos cravá-lo na abóbora conferindo-lhe ainda mais capacidades mágicas.

Associadas a deusas da água e da Lua, estão relacionadas com o amor, fertilidade e prosperidade, sobretudo as sementes. Podemos também usá-las para pedir desejos, por exemplo, escrevendo-os em sementes e atirando-as em água corrente. Significam a abundância e a durabilidade e podem também potenciar efeitos divinatórios quando usadas em leituras.

Mas atenção! Abóboras podres podem absorver as energias das pessoas, causando doenças e má sorte. É melhor ter cuidado e fazer uma sopa o quanto antes.

Abóbora Mazona

Gostam de abóboras? Partilhem as vossas ideias de coisas que podemos fazer com elas!

Uma opinião sobre “Abóboras de Samhain

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s