A Selva

Folha da Selva

A Selva

A Selva
Ferreira de Castro

ISBN: 9789896231965
Data de Publicação: 1930
Ano de Edição ou Reimpressão: 2019
Editora: Cavalo de Ferro

Sinopse
“Considerado um dos livros-monumento e de maior sucesso, dentro e fora de portas, da nossa literatura moderna, A Selva, notável epopeia sobre a vida dos seringueiros na selva amazônica durante os anos de declínio do ciclo da borracha.”

Recebi este livro numa actividade do BookCrossing e, até agora, foi um dos meus preferidos nesse jogo.
Ferreira de Castro conta neste livro uma história semi-autobiográfica que retrata na perfeição o ambiente dos borracheiros na selva amazónica no início do século. Apesar de a narrativa ser bastante simples, apenas o suficiente para termos uma linha temporal, este livro foi um achado maravilhoso.
O autor mostra-nos todos os detalhes da floresta luxuriante, tão bela quanto perigosa e terrível. Conta-nos os segredos obscuros que estas maravilhas escondem, desde as pragas e insectos às grandes feras que atormentam os viventes. Já para não falar dos índios que, presença sempre constante, atormentam os sonhos dos habitantes destas comunidades que não chegam sequer a ser uma cidade.
O tratamento dado aos empregados deste ofício é também explicado com grande esmero e detalhe, sendo que quase mais perigosos que a natureza ou os índios, são os patrões, que praticamente escravizavam estes homens, colocando-os em dívidas cada vez maiores, dívidas essas que apenas significam os gastos com a própria subsistência.
Um livro maravilhoso e que me encantou do início ao fim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s