Uma Experiência de uma Feira do Livro

Ainda me recordo de ser muito pequena e de ir com o meu pai à Feira do Livro. Um pouco mais crescida, lembro-me do primeiro livro que comprei com o meu dinheiro: um livro da “Magia para Adolescentes”, pela mal-amada Silver RavenWolf. Foi isso o que me introduziu ao paganismo e me converteu a esta forma de viver, apesar de na altura eu só o ter comprado porque pensava que ia poder usar uma varinha, como o Harry Potter e amigos.

Feira do Livro de Frankfurt 2012

Todos os anos me transportei para a Feira do Livro e lá me perdi, gastando rios de dinheiro em livros que depois não gostava ou em livros que depois amava, sei lá.

Mas este ano foi um pouco diferente: surgiu a oportunidade de trabalhar como feirante num dos stands editoriais do Espaço Novos Participantes, um espaço novo na Feira que prometia a divulgação de pequenas lojas e editores e, assim, a aposta no seu crescimento.

Estive a trabalhar quatro dias com a Editora Abysmo e foi uma das experiências mais enriquecedoras que tive ultimamente. Apesar de muitas pessoas preferirem ver os seus livros sem interferências, folheando-os e revirando-os e muitas vezes não levando nenhum, algumas pediram indicações e desejavam conversar.

A pergunta que mais me surpreendeu foi a sempre repetida “aceitam envios de manuscritos?” ou “aceitam submissões de poesia?”. Com um sorriso, explicava que teriam de contactar a editora directamente e tentar a sua sorte. Apesar de já ter uma ideia de que havia muitas pessoas que gostavam de escrever, nunca tinha pensado que poderiam perguntar nas editoras, escolhendo aquela que mais apreciavam pela qualidade e aspecto dos livros.

Por outro lado, também tive o tradutor de um livro que veio comprar o seu próprio livro, muito feliz por ser o último exemplar para venda naquela Feira. Uma conversa divertida a propósito de um troco de dois cêntimos e que me pôs bem-disposta para o resto do dia!

A Editora Abysmo não tem muitos anos de existência e tem uma loja com galeria junto da Praça Camões, em Lisboa. Os seus livros são editados de forma muito cuidada, tendo cada um deles uma capa especial, ilustrações, papel de elevada qualidade e, no geral, um aspecto perfeito. O conteúdo dos livros também me pareceu, de certa forma, especial: muita poesia, alguns romances, muitos livros gráficos, um pouco de banda desenhada. Como gostaria também eu de fazer parte destes autores!

Mas dou a mim mesma a resposta que dei aos visitantes que me questionaram:

“Pode enviar, mas pode não receber resposta.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s