Dilemas de Concursos

Concurso BICHOLUA

Culpada me confesso, estou sempre a participar em concursos. Sejam concursos literários, numa certa ânsia pela profissionalização, ou passatempos de cadeias de supermercados, admito que sou um bocadinho viciada neste tipo de coisa.

Portanto, gostaria de apresentar aqui um ponto relativo a um debate que vem surgindo e que nos remete para a questão:

“Estão os concursos a tirar o lugar ao artista profissional?”

Temos aqui vários aspectos interessantes.

Gosto de definir um concurso como uma oportunidade para ganhar um prémio. Este prémio pode aparecer de muitas formas. Idealmente, é um bom e chorudo prémio monetário, de preferência em numerário e sem qualquer declaração ao Grande Irmão. Mas também pode ser simbólico, como um vale de compras ou um papel que diga “VENCEDOR” em letras graúdas. Para mim, mais importante que isso, é o prémio emocional, aquele prémio de reconhecimento pelo bom trabalho. Isso não vale mais que o tal prémio chorudo, mas vale muito.

Ora, para participar num concurso, a linha de pensamento vai mais ou menos pelos mesmos corredores. Lendo o regulamento, pensamos se o tempo, os materiais e a dedicação que será investida corresponde ao valor do prémio. Será que o investimento emocional que vou dar para este projecto é compensado por este prémio? Se sim, avancemos.

Mas ficam detalhes de parte que só uma leitura mais atenta do regulamento nos poderá esclarecer. Existe alguma clausula que não nos agrade? Existe alguma coisa sobre a qual temos uma opinião demasiado firme?

No exemplo que me trouxe estas ideias, um concurso para um cartaz organizado pela ANAC – Associação de Cosplay (podem ver aqui o regulamento) possui uma cláusula no Artigo 10º que não agradou aos mais experientes nestas andanças. Este tipo de coisa pode alertar-nos para não participar. Mas a decisão é sempre e unicamente NOSSA.

Ainda assim, não posso deixar de mencionar um outro tipo de concurso, apresentado por entidades diversas, do qual dependem uma série de estruturas para o seu funcionamento normal. Nestes casos, talvez exista no ar um desejo de batota. E talvez existam profissionais que realmente saem prejudicados com a brincadeira. Não confundamos este campo com o do amadorismo, que é o que tratamos neste texto.

Serve tudo isto para dizer que a existência do concurso, de qualquer concurso, não existe em função de prejudicar os profissionais. Existem também concursos para profissionais. Para a selecção de profissionais. Existem tantas categorias e tipos…

O concurso pode ser uma oportunidade para trabalhar, para aprender, para evoluir. Mas o concurso não pode ser a oportunidade para fazer um ganha-pão, uma vida, uma carreira. No campo do amadorismo, não há espaço para o profissional sisudo. Só há espaço para a diversão.

Uma opinião sobre “Dilemas de Concursos

  1. Um concurso é um concurso, a não ser que haja nas regras condições limitadoras (idade, área geográfica, etc.), à partida qualquer um pode concorrer, se assim o desejar. Pode servir para profissionais ou amadores, mas não acho que uma coisa tenha de excluir a outra. Por isso, não acho que um concurso, qualquer concurso, esteja a tirar trabalho a profissionais, pelo contrario, acho que é uma oportunidade adicional para os profissionais.
    Do mesmo modo, dizer mal por dizer mal, é perda de tempo, por isso dou-me ao trabalho de ler os regulamentos dos concursos que me possam interessar, e estou no meu direito de questionar, publicamente ou não, essas mesmas regras.
    A questão dos direitos de autor é uma questão muito séria, e mais séria é quando o autor é pequeno ou virtualmente desconhecido, pois não terá um advogado tubarão que o defenda. Felizmente tive cedo nos meus mentores uma orientação muito correcta quanto ao assunto e gosto de estar informada quanto aos meus direitos. Sou uma defensora aguerrida dos direitos de autor, pois são desrespeitados e violados com demasiada frequência.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s