Funções do Veterinário na Actualidade

Jose Perez - The Veterinarian

Com o corrente debate acerca da tauromaquia Aquele Cujo Nome Não  Deve Ser Pronunciado, pontuado pela acção de grupos animalistas e de protecção aos animais, surgem alguns dentro da classe Médico Veterinária com contributos inesperados. Pelo menos para mim, algumas tomadas de posição dentro da classe são-me estranhas e parecem-me contrárias ao que se esperaria deste conjunto de pessoas de ciência.

Por isso, gostaria de recordar neste espaço as funções do Médico Veterinário adequadas à actualidade.

Recordo que não houve um “juramento de hipócrita” no dia da nossa graduação e entrega de lindos diplomas e, por isso, a função do Médico Veterinário não passa por salvar todos os animais. Existem dois projectos essenciais a que este se dedica e pelos quais vela:

Saúde Pública

Protegendo os animais, promovemos a saúde das pessoas. Não só pela prevenção de zoonoses, que podem tanto ser transmitidas pela carne que comemos como pelos animais que nos acompanham na vida familiar, como mantendo a qualidade da relação do homem com todos os animais. Seja tanto pela confirmação da segurança da carne, ovos, leite que comemos, como defendendo o bem-estar emocional das pessoas que estão ligadas aos seus animais, companheiros ou de estimação.

Bem-Estar dos Animais

Em segundo plano, mas essencial para que o primeiro projecto possa ser concretizado, cuidamos da saúde dos animais. Simplesmente, permitimos que as Cinco Liberdades do Bem-Estar Animal sejam cumpridas:

  • Livre de Fome e de Sede
  • Livre de Desconforto
  • Livre de Dor e Doença
  • Livre para expressar o seu comportamento normal
  • Livre de Medo e Stress

Estas “Cinco Liberdades” foram instituídas em 1979 pelo britânico Farm Animal Welfare Council, sendo ainda utilizadas como ferramenta para melhorar o bem-estar dos animais sob controlo humano.

Parece-me que o apoio a certas práticas não é compatível com nenhuma destas funções, que são também as nossas obrigações profissionais, deontológicas e éticas. Peço aos colegas que reflictam sobre as suas posições e as tomem ponderadamente, de acordo com o que é esperado de um colectivo de classe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s