Os Vidiotas

Definição pelo meu pai, que dizia que os vidiotas eram aquelas pessoas que (como eu e a minha irmã, evidentemente) ficam hipnotizadas, como um idiota, ligadas à imagem da televisão.

Sempre me rejeitei enquanto vidiota: deixei de ver televisão, salvo o noticiário, e disse a mim mesma que nunca mais iria consumir o produto dos vidiotas. Agora, conhecendo profundamente certos géneros televisivos, acredito que o vício da televisão, a vidiotice, é mais que um efeito de serpente encantada: é uma paixão pelo formato.

Concurso

O formato da televisão pode vir de várias maneiras: o desporto, o noticiário, a série, o filme, o documentário. Até as televendas podem ser um formato. O mais flagrante será, sem dúvida, a novela ou o show da realidade que nos penetra as pupilas assim que o sol se põe.

Por isso, gostaria que todos fugissem ao formato de vez em quando. Ou, se realmente inevitável, procurar novas formas dentro dele. Gosto de falar do poder de ser ecléctico, mas também isso pode ter as suas limitações.

Para além do mais, a própria televisão veio a alterar-se ao longo dos tempos. Hoje em dia, enfrento-a como um grande videoclube, com todo o tipo de temas, formas e géneros num único local. Com um simples digitar em botões conseguimos rapidamente encontrar coisas que se encaixem perfeitamente no tipo da nossa preferência e recebemos cada vez mais sugestões, adaptadas à informação que damos ao aparelho com as nossas escolhas.

sara
Imagem da série “Sara”, da RTP, um exemplo de como a televisão pode fugir da sua caixa

 

Mas será que este tipo de poder ilimitado não poderá ter uma censura escondida por trás de si? Poderá a televisão influenciar a minha escolha e impedir-me de ser ecléctica?

Mesmo com a nova televisão, nunca deixaremos de ser vidiotas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s