Bruxas da Cozinha

heikala_art - Kitchen Witch

Quando falamos de bruxas parece difícil lembrar que também elas eram mulheres do quotidiano. A diferença é que uma bruxa infunde a magia no seu quotidiano. E daí vem o termo “Kitchen Witch”, a bruxa da cozinha. A bruxa que olha para o alimento como um ser vivo, com contexto espiritual. A bruxa que faz de cada momento do dia-a-dia num ritual.

Trata-se de um dos tipos de magia mais antigos. Tudo começa com a recolha de plantas para a comida ou para medicamentos. Envolve a preparação de oferendas aos seus deuses e espíritos residentes, tal como a preparação de encantamentos ou rituais.

É uma magia que combina a nutrição e o cuidado do lar com o encantamento e a espiritualidade. No fundo, trata-se apenas de encontrar a magia das pequenas coisas, cuidar delas e fazê-las florescer numa felicidade familiar. O seu templo é a sua casa.

Hoje em dia, usamos a casa de uma forma diferente, sendo mais um local de descanso do que de prática religiosa. Mas em qualquer religião há pequenos rituais e pequenos elementos que podemos utilizar para tornar os nossos momentos em casa mais conectados e cheios de intenção. Uma bruxa da cozinha actual poderá utilizar o seu fogão como chamamento para o elemento Fogo ou possuir um jardim com uma variedade de ervas. Um livro de receitas pode ter as receitas mágicas para qualquer tipo de problema ou limpeza. E também podemos utilizar os objectos normais como substitutos de objectos mágicos, como facas e panelas a fazer as vezes de athame e caldeirão!

Inspirada por esta prática, decidi fazer uma Bruxa de Cozinha escandinava para oferecer à minha cozinha! Pode fazer-se à mão, infundindo de bons desejos cada ponto de agulha, e podemos acrescentar algumas ervas ao seu enchimento, para lhe dar perfume e significado. Dá boa sorte quando dada como presente: protege contra os acidentes de cozinha (como o mítico arroz queimado!), inspira criatividade ao cozinheiro e protege contra mau-olhado e más vibrações.

 

Quando a tiver pronta talvez mostre aqui! Espero que nessa altura já tenha o Instagram Lunar a funcionar para poder partilhar estas experiências com os meus leitores!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s