O que é ser pagão?

Olha Hunt's Broomstick

Ser pagão.

Ser pagão é ser politeísta. Acreditar na natureza e nos deuses que estão na natureza. Acreditar que o mundo é feito de energia e que essa energia é neutra. Ser pagão é ter fé no mundo e representá-lo pelos seus elementos.

O pagão não evangeliza. O pagão não tem uma escritura sagrada. O pagão pode escrever o seu próprio livro. E será dele, só dele. O pagão ensina. Não obriga.

Ser pagão não é ser um feiticeiro de uniforme, cachecol às riscas ou chapéu sorridente. Para o pagão, a magia acontece através da energia do próprio mundo. A magia é o mundo e o mundo são deuses e deusas, abraçando-se no céu, no mar, por baixo da terra.

Ser pagão é ver o ano a circular, a correr, é ver a morte e a vida numa só roda, girando sobre si própria, sem moral ou consequência. É aceitar o final como cíclico e reconhecer que a pessoa não é mais que um pó remanescente do universo.

Ser pagão é ser livre. Para se acreditar em todos os deuses ou para não acreditar em nenhum. Ser pagão é correr numa montanha para, depois, se deixar cair em queda livre na sabedoria de que o mundo não deixará nada de errado acontecer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s